Calendário

Calendários semestrais

Programação de disciplinas


Acesse

Downloads

Inscrição e rotina acadêmica

Editais, formulários e outros documentos


Acesse

Agenda

Programação de eventos

AQs, defesas, disciplinas, cursos e outros eventos.


Acesse

Links

Links úteis para PG

Mantenha-se informado


Acesse

Pintada como onça: uma nova espécie de Scinax do sul da Amazônia

Publicado: Sexta, 08 Dezembro 2017 Fotos: Rafael de Fraga (holotipo), Miquéias Ferrão (girinos)

Uma nova espécie de perereca ou jia do gênero Scinax foi recentemente descrita por Miquéias Ferrão e colegas para a região do interflúvio Madeira-Purus, no sul da Amazônia. O estudo foi publicado em ZooKeys e é parte do projeto de doutorado em Ecologia de Miquéias.   

Scinax é um dos gêneros mais diversos e amplamente distribuídos da família Hylidae, com aproximadamente 70 espécies reconhecidas atualmente, distribuídas desde o México até a Argentina e o Uruguai. Apenas 28 espécies são conhecidas para a Amazônia, mas é provável que um grande número de espécies do gênero ainda esteja por ser descoberto e descrito na região. Nos últimos anos, uma alta diversidade de Scinax foi detectada nas florestas do interflúvio Madeira-Purus, no sul da Amazônia brasileira. Além da nova espécie descrita agora, ainda existem pelo menos outras sete espécies-candidatas confirmadas aguardando serem descritas para esta região.

Espécimes adultos da nova espécie foram coletados em áreas de floresta em quatro localidades ao longo da BR-319 no Amazonas e próximo às margens do Rio Madeira em Rondônia, na região centro-meridional do Interflúvio Purus-Madeira. Girinos foram coletados em uma poça de floresta em um módulo de amostragem do Programa PPBio no km 350 da BR-319. Os girinos foram atribuídos à nova espécie por meio de molecular barcoding. Distâncias genéticas entre a espécie nova e outras espécies de Scinax foram determinadas por meio de 16S rRNA.

A descrição da nova espécie está baseada na morfologia externa e coloração em vida de 16 adultos (machos e fêmeas) e dos girinos, e nas características acústicas do chamado de um macho adulto. 

A nova espécie foi denominada Scinax onca, pelas manchas escuras características que apresenta no dorso e no ventre, semelhantes às da onça-pintada, Panthera onca. O nome também remete aos frequentes encontros que os autores tiveram com onças-pintadas durante o trabalho de campo. 

Scinax onca se distingue de todas as 28 outras espécies de Scinax conhecidas para a Amazônia por critérios de coloração, tamanho e/ou outros caracteres morfológicos. 

O projeto de doutorado de Miquéias Ferrão junto ao PPG-Ecologia-INPA é orientado por Albertina Lima e co-orientado por Igor Kaefer.

As imagens mostram um macho adulto e girinos de Scinax onca sp.n. O adulto foi fotografado no km 350 da BR-319, no sul do Amazonas, e é o holótipo da nova espécie.  

Galeria de imagens

Apoio e Colaboração