Linhas de pesquisa

Última Atualização: Terça, 22 Novembro 2016 Produção

Os projetos de mestrado e doutorado do PPG-Ecologia, bem como os projetos de pesquisa dos docentes do Programa, se enquadram nas seguintes linhas gerais de pesquisa:

Ecologia de Comunidades - Estudos sobre composição e estrutura de comunidades e assembléias de espécies animais e vegetais, e dos fatores que influenciam sua variação no tempo e no espaço.

Ecologia de Ecossistemas - Estudos sobre o funcionamento de ecossistemas terrestres e aquáticos a nível biogeoquímico, com ênfase em ciclagem de carbono e serviços ambientais, e dos fatores associados à estrutura de paisagens, incluindo impactos antrópicos, com ênfase na avaliação de efeitos de mudanças climáticas sobre ambientes amazônicos.

Ecologia de Populações - Engloba estudos sobre a biologia, o comportamento e a descrição e estimativa de modulação de parâmetros demográficos de populações de espécies e sua variação no espaço e no tempo.

Ecologia de Organismos - Abarca os estudos de padrões fisiológicos e moleculares de organismos de determinadas espécies ou grupos de espécies e seu potencial adaptativo frente à variabilidade ambiental, incluindo respostas a impactos antrópicos.

Ecologia Humana - Estudos sobre a adaptação de grupos humanos ao meio em que vivem, os impactos antrópicos e a capacidade de carga humana de ecossistemas amazônicos, o uso atual e histórico de recursos naturais para subsistência e a exploração de alternativas econômicas ambientalmente sustentáveis.

Ecologia evolutiva e biogeografia - Inclui os estudos sobre padrões de distribuição de espécies e grupos de espécies, e dos fatores geológicos, paleoambientais e genéticos  que afetam ou afetaram esses padrões.

Conservação e manejo dos recursos naturais da Amazônia - Abarca os estudos integrados de inventário e avaliação de biodiversidade para produzir subsídios para o manejo racional de hábitats e da biota na Amazônia.

 

Apoio e Colaboração