Cronologia Reserva Ducke

Última Atualização: Quarta, 23 Janeiro 2019 Produção

40 ANOS DE RESERVA DUCKE - De floresta contínua a fragmento florestal

A Reserva Ducke é a base de pesquisa mais antiga do INPA. A área de 10.000 ha foi doada ao INPA pelo governo do estado do Amazonas em 1962. É o sítio de pesquisa mais produtivo em floresta tropical da América do Sul, sendo a fonte de dados de uma grande parte das publicações sobre biodiversidade e ecologia em floresta de terra firme na Amazônia central. Entre os sítios de pesquisa nos biomas amazônico e andino, é o 4º mais conhecido no mundo. A Reserva Ducke é o sítio nº 1 do Programa PPBio.

É a reserva do INPA que está mais próxima de Manaus, a 26 km do centro da cidade. Uma consequência dessa proximidade tem sido o crescente impacto da expansão urbana da cidade. 

A sequência de imagens mostra o processo de isolamento progressivo da Reserva Ducke ao longo de quatro décadas. As imagens são recortes de imagens Landsat disponíveis em repositórios públicos e estão livres para download e uso, desde que se mencione a fonte das imagens, indicada em cada caso abaixo. 

Agradecemos a Aurora Yanai (INPA) pela colaboração na localização e aquisição das imagens.

 

1977 - Um ano depois da criação do PPG-Ecologia, a Reserva Ducke ainda estava integrada em uma área de floresta contínua.  Recorte de imagem Landsat (passagem 07/06/1977). Fonte: INPE/DGI. Download da imagem.

1985 - Ramais se extendem a partir da estrada AM-010 em direção aos flancos oeste, norte e sul da Reserva. Recorte de imagem Landsat. Fonte: INPE/DGI. Download da imagem.

1999 - A área urbana de Manaus chegou à esquina sudoeste da Reserva. Seu contorno de 10x10 km já se distingue claramente de seu entorno. Ramais são abertos também no flanco leste da Reserva. Recorte de imagem Landsat. Fonte: INPE/DGI. Download da imagem.

2002 - Continua a expansão dos bairros de Manaus sobre o limite sul da Reserva. Em 2000 foi aberta no interior da Reserva a grade de 8x8 km de trilhas que formou o primeiro sítio de amostragem padronizado RAPELD do Programa PPBio. Recorte de imagem Landsat. Fonte: INPE/DGI. Download da imagem.

2008 - Continua o processo de urbanização ao longo do limite sul da Reserva que ainda está conectada, através de um corredor de mata no limite nordeste, a uma grande área de floresta continua que pertence ao exército do outro lado do Rio Puraquequara. Recorte de imagem Landsat. Fonte: INPE/DGI. Download da imagem.

2017 - A instalação de torres da linha de transmissão da hidrelétrica de Tucuruí, que passa pelo lado leste da Reserva, isolou a Reserva Ducke da área de floresta do outro lado do Rio Puraquequara. Recorte de imagem Landsat (passagem 30/07/2017). Fonte: USGS. Download da imagem.

Apoio e Colaboração