Infraestrutura
Cronologia Reserva Ducke
A Reserva Ducke é a base de pesquisa mais antiga do INPA. A área de 10.000 ha foi doada ao INPA pelo governo do estado do Amazonas em 1962. É o sítio de pesquisa mais produtivo em floresta tropical da América do Sul, sendo a fonte de dados de uma grande parte das publicações sobre biodiversidade e ecologia em floresta de terra firme na Amazônia central.
Infraestrutura em Manaus
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA está localizado na zona leste de Manaus, próximo ao campus da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, e está dividido em três campi.
Infraestrutura de campo
Parte das pesquisas de pesquisadores e alunos são desenvolvidas nas Reservas Biológicas e Estações Experimentais de pesquisa do INPA. As três principais reservas florestais do INPA (Reserva Ducke, ZF-2 e Reservas do PDBFF) estão localizadas a até 90km de Manaus, têm acesso via estrada asfaltada e contam com alojamento, refeitório, equipamento de rádio e transporte regular. As três reservas possuem status de sítio PELD (Pesquisa Ecológica de Longa Duração), equivalente nacional aos sítios LTER (Long Term Ecological Research Sites).
Projetos institucionais
Grande parte do corpo docente do PPG realiza pesquisas dentro de convênios nacionais e internacionais ou projetos conjuntos com outras instituições. Estes também vêm financiando os trabalhos de vários alunos. Vários professores do corpo docente do PPG atuam como coordenadores destes convênios.