Calendário

Calendários semestrais

Programação de disciplinas


Acesse

Downloads

Inscrição e rotina acadêmica

Editais, formulários e outros documentos


Acesse

Agenda

Programação de eventos

AQs, defesas, disciplinas, cursos e outros eventos.


Acesse

Links

Links úteis para PG

Mantenha-se informado


Acesse

Mais um docente 1A! 

Publicado: Quinta, 23 Fevereiro 2017

O CNPq concedeu este mês uma bolsa de produtividade em pesquisa 1A à pesquisadora do INPA e docente do PPG-Ecologia, Maria Teresa Fernandez Piedade. Com esse merecido reconhecimento à excelência da atividade em pesquisa e capacitação de recursos humanos de Maria Teresa, o PPG-Ecologia passa a ter seis bolsistas 1A em seus quadros, entre os nove que atuam no INPA. 

Maite, como é mais conhecida, trabalha há mais de três décadas com ecologia de áreas inundáveis (várzea e igapó), sistemas ambientalmente complexos, condicionados pelos pulsos de inundação sazonal dos grandes rios amazônicos. Depois que se graduou em Biologia pela UFSCAR, Maite veio trabalhar no herbário do INPA no final dos anos 1970, durante uma fase de intenso recrutamento de recursos humanos, promovido pelo então diretor do Instituto, Warwick Kerr.

Fez parte da terceira turma de mestrado em Ecologia do INPA e se titulou em 1985, com uma dissertação sobre a ecologia da palmeira Astrocaryum jauari em áreas de igapó. Obteve seu doutorado, também pelo PPG-Ecologia, em 1988, orientada pelo eminente limnólogo Wolfgang Junk, com uma tese sobre a produtividade da gramínea Echinochloa polystachya nas margens de rios e lagos na região amazônica. 

Desde 1992, Maite é coordenadora do convênio entre o INPA e a Sociedade Max-Planck, da Alemanha, para fomento e cooperação técnica da pesquisa de áreas alagáveis na Amazônia (ver neste site Programa > Infraestrtura > Projetos Institucionais).

Ela lidera um grupo de pesquisa que é referência mundial em estudos de áreas úmidas na Amazônia.

Coordena também, desde 2012, o PELD-MAUA (PELD Áreas Úmidas Amazônicas), um projeto de estudos ecológicos de longa duração no PARNA Jaú e na RDS Uatumã, ambos no Amazonas.

Galeria de imagens

Apoio e Colaboração